Mundo Aflora

Instituto Mundo Aflora: construindo histórias e transformando vidas

Estamos chegando ao fim de 2023, e não poderíamos deixar de agradecer a todos pelo apoio durante esses 365 dias. Foi um ano repleto de diversas conquistas e momentos marcantes que, além de refletirem o compromisso e a paixão que temos pelo que fazemos, ficou mais evidente o impacto do trabalho desenvolvido pela equipe e voluntários do Instituto Mundo Aflora.

Um destaque especial foi a campanha AFLORAR, realizada em comemoração aos sete anos do IMA. Reunimos dezenas de pessoas de diversas classes sociais, raças e profissões, e cada uma delas, de maneira especial, nos mostrou a sua visão sobre o significado de AFLORAR. Formamos ali uma rede de inclusão, de amor, de cuidado com o outro, de interesse verdadeiro pelo ser humano, demonstrando o poder transformador do Instituto.

Outro momento especial foi a participação na festa junina da Fundação CASA, na qual pudemos testemunhar de perto o impacto positivo do IMA e dos nossos parceiros. Conhecer a realidade das jovens e das adolescentes, trocar experiências e dançar com elas foi uma experiência marcante. 

Histórias de superação também se destacaram, como a expressão das angústias e das necessidades de uma das meninas durante a oficina “Papo Reto” e a decisão de uma jovem, antes relutante por conta do parceiro, de participar do encontro, representando um avanço significativo no desenvolvimento socioemocional e de autonomia das participantes.

Escrever esta retrospectiva de 2023 e perceber o quanto caminhamos e transformamos diversas vidas é incrível, nos dá ainda mais energia para não parar. Em um mundo muitas vezes desconectado de propósitos significativos, é um privilégio caminhar lado a lado com aquilo em que acreditamos. Trabalhar com situações de vulnerabilidade pode ser desgastante, mas a união com outros que compartilham a mesma jornada fortalece.

Entre as conquistas, há um momento emocionante em que acompanhamos Levi Ferreira em sua primeira viagem de avião e podemos ver seu relato inspirador no Fórum Brasileiro de Segurança Pública em Belém (PA). Este momento foi carregado de significados e simboliza o cumprimento da missão do Instituto Mundo Aflora: amplificar as vozes daqueles que passaram por privação de liberdade para que contem suas próprias histórias e influenciem as políticas públicas.

Além disso, a força e a união da turma de 2023 em um encontro do programa de pós-medida, Aflora Mundão, em que atendidas, atendidos, embaixadoras, embaixadores e a equipe se reuniram presencialmente, destacou a importância dos vínculos e da construção de uma rede sólida. Ver o Mundo Aflora crescer com mais ramificações e raízes é uma vitória valiosa.

Fechamos o ano com a aprovação em diversos editais e a conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade da cidade de São Paulo (SP) pelo segundo ano consecutivo (somos bi!). O Instituto Mundo Aflora celebra não apenas suas realizações, mas também o reconhecimento e a abertura de portas para futuros projetos e colaborações. Com a força de nossas raízes cada vez mais firmes e uma rede de apoio crescente de parceiros que fazem o IMA acontecer como Carlotas, Projeto Amadorismo, Instituto Borboleta Azul, Actveda, Nossa Arena, HP, LIS, Fundação CASA, FBEG, Surf, Bloomberg e muitos outros  que ajudam a mostrar para as pessoas que atendemos e a sociedade que elas importam.  O Mundo Aflora encara o futuro com determinação e a certeza de que o impacto positivo continuará a AFLORAR.

Mais uma vez, agradecemos a todos que estiveram com o IMA neste ano. Vocês fazem parte da nossa história, das nossas conquistas e do impacto que causamos na vida de diversas meninas cis e pessoas trans. E 2024, estamos preparadas!

Feliz Ano Novo! 

Veja também

Quanto vale uma vida?

Mundo Aflora A violência estrutural é uma realidade complexa e insidiosa, infiltrando-se em todas as esferas da sociedade, muitas vezes

Sete anos aflorando

Mundo Aflora No 17º Fórum de Segurança Pública, onde participamos contando o nosso trabalho, passou um filme na minha cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer nos apoiar ?

Clique no botão para ir para a página de doações
© 2021, Mundo Aflora. Todos os direitos reservados
CNPJ: 26.159.982/0001-52

Post 7

Lorem ipsum condimentum ac nam torquent vivamus ipsum platea, nulla phasellus nam vehicula condimentum proin vehicula duis quisque, viverra lacinia fusce molestie feugiat platea lacinia. etiam elementum ante conubia sollicitudin at lectus curabitur laoreet, aliquam sapien scelerisque habitant etiam feugiat conubia fusce, augue curabitur porta accumsan quam cursus curae. netus dictumst conubia non ac aptent congue, laoreet vestibulum pharetra dapibus lacus eros aliquet, dictum tortor imperdiet dapibus venenatis. elementum nunc maecenas imperdiet habitasse condimentum per sagittis luctus, ut habitasse vel risus dapibus rutrum in per pellentesque, viverra tincidunt varius torquent dictum tortor mollis.

Posuere etiam aenean netus felis at vivamus hendrerit volutpat fringilla accumsan nam pellentesque quisque nec mauris nisi, iaculis integer commodo orci class enim taciti duis potenti ipsum ullamcorper pulvinar bibendum ultricies. class ornare morbi tortor rutrum ligula nullam etiam, curabitur proin torquent tristique consectetur facilisis habitant cursus, per congue curabitur curae gravida feugiat. eget condimentum praesent ante porta commodo tortor orci, augue velit accumsan ornare habitant torquent non sapien, mattis dapibus mi suscipit tellus etiam. duis sollicitudin et porttitor adipiscing tellus rutrum dolor donec tristique elit phasellus, etiam proin pulvinar nunc quisque porttitor a platea a ipsum, nisi condimentum dapibus proin at tempus dictum aliquet molestie massa.

Quer nos apoiar ?

Clique no botão para ir para a página de doações
© 2021, Mundo Aflora. Todos os direitos reservados
CNPJ: 26.159.982/0001-52