
O custo de não olhar para o socioeducativo
Mundo Aflora Falar sobre o sistema socioeducativo ainda é um tema desconfortável para muitas pessoas. Talvez porque ele expõe de
O final do ano sempre traz um movimento de balanço e renovação. A gente revisita o que viveu, projeta mudanças e escreve metas que nos deem novo sentido. Mas talvez exista algo ainda mais potente do que as metas individuais: as coletivas. São aquelas que lembram que ninguém transforma o mundo sozinho e que cada gesto nosso alcança a vida de alguém.
É nesse clima de encerramento e recomeço que reforçamos a importância da campanha “Aflorando caminhos”. Muitas jovens só conseguirão escrever seus próximos desejos e metas se houver uma rede comprometida em acreditar nelas. O Instituto trabalha com meninas cis e pessoas trans de 12 a 24 anos que estão ou estiveram cumprindo medida socioeducativa em privação de liberdade, muitas delas com histórias de violação, abandono e desproteção. Histórias que não deveriam definir o futuro de ninguém.
Construímos caminhos para que retomem a possibilidade de sonhar. A Jornada Aflorar começa dentro das unidades femininas de medida socioeducativa, onde o Aflora Visão amplia repertório, fortalece vínculos, desenvolve habilidades socioemocionais e cria o primeiro espaço verdadeiramente seguro que muitas já experimentaram. Em 2024 foram mais de quatro mil atendimentos e centenas de oficinas que prepararam essas jovens para enxergar novas perspectivas de vida.
Ao deixarem as unidades, seguem acompanhadas no programa de pós-medida Aflora Mundão. Nesta etapa participam de psicoterapia individual, grupo terapêutico remoto, acompanhamento próximo de uma parça, acesso a direitos, apoio nos estudos, oportunidades de emprego e suporte emocional para enfrentar o medo do retorno. Em 2024 a grande maioria relatou melhora significativa na saúde mental, na autonomia e na confiança para caminhar no mundão.
É nesse contexto que nasce a campanha “Aflorando caminhos”. Ela representa o que o Instituto faz todos os dias: garantir que essas pessoas não voltem ao mundo sozinhas.
Doar não é um gesto distante, é uma escolha que gera impacto imediato e profundo. É assumir uma meta coletiva e que nenhuma jovem seja deixada para trás. A meta de que o futuro não dependa apenas da sorte, mas da presença de uma rede que acredita e apoia.
A campanha segue ativa e o convite permanece aberto: ajude o Instituto Mundo Aflora a garantir que mais jovens possam iniciar o próximo ano em segurança, acompanhadas e acreditando que merecem florescer. Cada caminho aflorado é uma vida retomada e isso lembra que quando caminhamos juntas, transformamos realidades.
Vamos aflorar caminhos: https://www.kickante.com.br/crowdfunding/aflorando-caminhos

Mundo Aflora Falar sobre o sistema socioeducativo ainda é um tema desconfortável para muitas pessoas. Talvez porque ele expõe de

Mundo Aflora Quando uma adolescente chega ao sistema socioeducativo, quase sempre sua história não começa ali. Antes da medida, muitas

Mundo Aflora O debate público sobre medidas socioeducativas no Brasil costuma se concentrar na infração e na resposta institucional ao