
O custo de não olhar para o socioeducativo
Mundo Aflora Falar sobre o sistema socioeducativo ainda é um tema desconfortável para muitas pessoas. Talvez porque ele expõe de
A ausência de visitas familiares para adolescentes em privação de liberdade é um desafio que vai além das barreiras físicas. Segundo dados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), 59,3% desses adolescentes não recebem visitas regulares de suas famílias. Isso reflete uma série de dificuldades que tornam a manutenção dos vínculos familiares não apenas complicada, mas muitas vezes impossível para todos eles.
Um dos principais motivos para essa desconexão é que 49,1% dos adolescentes atendidos não cumprem suas medidas socioeducativas nos municípios onde moram. A distância, os custos com deslocamento e as limitações financeiras são barreiras frequentes. Além disso, algumas famílias, ao não aceitarem que seus filhos cometeram um ato infracional, acabam se afastando, o que agrava ainda mais a sensação de abandono desses jovens, dificultando o processo de ressocialização.
Mas, curiosamente, os adolescentes privados de liberdade, apesar de serem os que mais sofrem com a ausência de visitas, também são os que apresentam o maior índice de receber cinco visitas ou mais, sendo 85,6% em comparação com os outros tipos de medidas socioeducativas como internação provisória, internação sanção e semiliberdade. Esse dado revela que, quando a reconexão é possível, ela pode ser forte e significativa, reforçando a importância desses momentos para o processo de transformação.
No Instituto Mundo Aflora acreditamos que a ressocialização só será possível a partir da reconstrução desses vínculos familiares. Com o programa Aflora Visão, atuamos diretamente dentro das unidades de medidas socioeducativas, promovendo conexões e fortalecendo vínculos. Já o Aflora Mundão, que atua no pós-medida, oferece suporte para que esses jovens possam construir novas trajetórias de vida, retomando a importância dos vínculos fora do contexto institucional.
Reconectar-se com a família é muito mais do que apenas cumprir uma formalidade: é sobre restaurar laços, recuperar a esperança e oferecer novas oportunidades para esses jovens. Cada visita, cada reencontro é uma chance de recomeçar, de reconstruir histórias e de criar novos capítulos.
No Instituto Mundo Aflora não apenas acreditamos nesse poder transformador, mas trabalhamos para garantir que esses vínculos possam ser restaurados, fortalecendo a reintegração social e promovendo oportunidades para construção de um novo futuro com sonhos e realizações.

Mundo Aflora Falar sobre o sistema socioeducativo ainda é um tema desconfortável para muitas pessoas. Talvez porque ele expõe de

Mundo Aflora Quando uma adolescente chega ao sistema socioeducativo, quase sempre sua história não começa ali. Antes da medida, muitas

Mundo Aflora O debate público sobre medidas socioeducativas no Brasil costuma se concentrar na infração e na resposta institucional ao