Pular para o conteúdo

Quem Somos

Sobre Nós

O Instituto Mundo Aflora vem impactando a vida de centenas de pessoas que estão ou estiveram cumprindo medidas socioeducativas nos centros femininos, oferecendo oportunidades para que as adolescentes possam fazer novas escolhas. Por meio da elaboração de estratégias para sua reintegração, reúne parceiros com um intuito em comum: a potencialização do indivíduo. O modelo de atuação é baseado em vínculos e autonomia e atende às necessidades de jovens provenientes de realidades mais vulneráveis, capacitando-as a ir além de suas circunstâncias para se tornarem pessoas ativas e agentes transformadores.

Linha do Tempo

2003

Renata Mendes começou um trabalho voluntário de yoga com a sua primeira professora de yoga e, depois, se tornou coordenadora do Projeto Aparigraha, no centro feminino socioeducativo Chiquinha Gonzaga, da Fundação CASA, em São Paulo. Seu objetivo era ajudar adolescentes a lidarem com o momento de privação de liberdade e dar-lhes um momento de alegria, paz e autoconsciência. Esse projeto continua presente nas atividades do Mundo Aflora.

2016

Após uma pós-graduação em Gestão de Inovação Social, Renata Mendes e Sonia Mendes fundaram o Instituto Mundo Aflora, com a visão de contribuir para a construção de uma sociedade em que todas as jovens tivessem a chance de realizar seus projetos de vida. Assim, a iniciativa passou a promover oportunidades para a reintegração eficaz de pessoas que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa nos centros femininos, para fazerem novas escolhas por meio de atividades de caráter educacional, social, cultural e de auxílio físico e psicológico para as jovens.

2017

Transformando Cinza em Sonhos: O IMA organizou uma oficina para pintar e transformar as paredes de um dos centros femininos da Fundação CASA, com a participação de 18 artistas e 17 meninas cis e pessoas trans da unidade com o apoio da BrazilFoundation.

2018

1º Seminário de Trauma e Justiça Juvenil no Brasil: Com o intuito de informar e conscientizar a sociedade sobre o ciclo de trauma na vida de pessoas que estão ou estiveram em privação de liberdade nos centros femininos, o Mundo Aflora organizou o seminário com a renomada psicóloga estadunidense Dra. Stephanie Covington, reunindo 198 participantes representantes do poder público, iniciativas sociais e setor privado, e 4.000 pessoas acompanharam esse evento pelas mídias sociais.

2019

Seminário Women Will Google para meninas em medida socioeducativa: workshop que durou quatro dias, com a parceria do Google e da Rede de Mulheres Empreendedoras, realizado pela primeira vez para 24 meninas cis e pessoas trans que estavam ou estiveram cumprindo medidas socioeducativas. Programa De Olho nos Talentos: 40 atividades implementadas que envolveram mais de 340 indivíduos e voluntários corporativos. Implementação piloto do Programa VOZES!: primeira metodologia com olhar específico para adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa. Participação no Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes.

2020

Começamos o ano com as atividades de férias dentro dos centros femininos com o programa De Olho nos Talentos, mas, em março, junto com o resto do mundo, fomos convidadas a sermos criativas para sobreviver e manter a conexão com as pessoas que atendemos. Para diminuir a distância e o isolamento com as jovens dentro dos centros, criamos o programa #Mundo Aflora Convida, fazendo entrevistas on-line com especialistas sobre assuntos que as jovens escolheram. Também realizamos o Seminário Resultados VOZES!, para mostrar os resultados da pesquisa feita pela PUC-SP. Para ajudar quem já estava no mundão, entregamos cestas básicas, auxílio de gás e internet para nos mantermos conectadas. Esse foi o ano que contamos com o maior número de doações, engajamento e voluntariado, porque sem isso nosso trabalho não acontece.

2021

Esse foi um ano de muitas comemorações. Começando pelos cinco anos do IMA, com o show do Rogério Flausino e Sideral, Marcia Castro e Marília Lopes, além do reconhecimento da nossa causa com o Prêmio Visionaris de empreendedora social do ano pelo Banco UBS e a capacitação do Programa VOZES! Multiplicadores para 33 mulheres ao redor do Brasil, alcançando a implementação da metodologia em três estados. Estabelecemos parceria com o Hospital Albert Einstein, no setor de diversidade, além de uma colaboração comprometida com os voluntários corporativos da HP no Programa De Olho nos Talentos e letramento digital em parceria com o Somas. Sem contar com a incrível consultoria jurídica pro bono do Mattos Filho e o apoio institucional da Madeira Bonita. E para finalizar o ano, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, voltamos às atividades presenciais dentro da Fundação CASA e lançamos oficialmente o programa Aflora Mundão, que trabalha na reintegração para atender 15 jovens na sua saída da medida socioeducativa, e, com isso, estabelecemos a parceria com o Borboleta Azul, para os atendimentos psicológicos das jovens e seus familiares. E participamos da elaboração do gibi de pós-medida junto ao Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes.

2022

Esse ano foi especial. Voltamos as atividades dentro dos centros femininos com nossos parceiros e três estados implementaram o programa Vozes. Na parte de articulação de rede e advocacy, fazemos parte do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídio de Adolescentes, Conselho de Medida Socioeducativa do Estado de São Paulo, Agenda 227 pelo grupo de trabalho de gênero e medida socioeducativa, e Coalizão pela Socioeducação. Finalizamos a primeira turma do programa de reintegração Aflora Mundão com 17 meninas cis e pessoas trans atendidas e 90% delas estão trabalhando. Em Dezembro recebemos o Selo Municipal de São Paulo em Direitos Humanos e Diversidade pelo programa Vozes.

2023

Começamos esse ano com atividades com o programa Aflora Visão dentro dos centros femininos de privação de liberdade, ampliando nossa atuação para os 4 centros do estado de São Paulo. Divulgamos os resultados da mensuração de impacto do programa de reintegração Aflora Mundão na sede do Banco UBS e começamos uma nova turma, com a meta de alcançarmos 65 pessoas atendidas (40% do estado de SP).

Impacto

Utilizando uma abordagem baseada em gênero e oportunidades, as atividades do Instituto Mundo Aflora contribuem para desenvolver habilidades sociais, profissionais e de direitos humanos.

As atividades do Instituto Mundo Aflora já impactaram aproximadamente 8.600 meninas cis e pessoas trans provenientes de realidades vulneráveis. Acreditamos que ao redefinir o conceito de medidas socioeducativas, por meio de iniciativas humanizadas que ajudem menines a desenvolver habilidades socioemocionais para superarem as situações de trauma por elas vivenciadas, oferecendo treinamentos específicos para desenvolver habilidades de empregabilidade e geração de renda, conscientização de direitos e apoio de redes, pode levá-las a novas decisões e oportunidades de vida, quebrando o ciclo do crime e da pobreza.

Resultados desde 2016 :

0
Menines em liberdade entraram em contato com o IMA e receberam algum tipo de apoio
0
Parceiros ativos que são responsáveis por atividades dentro e fora do sistema socioeducativo
0
Menines atendides dentro e fora do sistema socioeducativo
0
Horas de trabalho pró bono cedidas pela equipe do IMA

A atuação do Instituto Mundo Aflora está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU da seguinte forma:

ODS 5 •

IGUALDADE DE GÊNERO | Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Promover igualdade de gênero e empoderar menines e jovens provenientes de realidades vulneráveis para que possam fazer novas escolhas.

ODS 10 •

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES | Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos.

Nossas ações almejam reduzir as desigualdades sociais entre o público atendido e a sociedade em que está inserido.

ODS 16 •

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES FORTES | Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

O Instituto Mundo Aflora almeja contribuir para uma sociedade inclusiva e de paz, promover acesso para todes no sistema de justiça e participar da construção de instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Equipe

Renata Mendes, fundadora e presidente

Débora Domingues, coordenadora Administrativo e Financeira

Helena Kalantzopoulos Bretos, coordenadora Programa Aflora Mundão

Stella Ottengy, Diretora Executiva

Gabriela Latorraca,
coordenadora do Programa Aflora Visão

Voluntária(o)s

Lucas Mano, designer 

Izabella Loiola, parcerias

Milena Marques

Janaina Silva

Bruna Ventre

Renata Veneri, jornalista e coordenadora de comunicação 

Fernanda Pavan, psicóloga 

Gabriela Teixeira

Vittoria Picarelli

Atualmente, grande parte do trabalho é feita a partir de uma base de voluntários. Agradecemos a todes que já passaram pelo Instituto e seguem nos apoiando de forma pontual ou recorrente.

Governança

Conselho Fiscal

Patrícia de Figueiredo Ferraz, advogada, Diretora na ICC - Arbitragem e ADR da, América Latina, Serviços de resolução de disputas

Pedro Dorlhiac, economista

Conselho Consultivo

Andrea Mendes, publicitária e Head de Operações no BuzzFeed Brasil

Daniela Vasconcellos, economista, Coordenadora do desenvolvimento institucional do Instituto Fazendo História, e consultora de captação de recurso para ongs.

Patrick Dufour, administrador de Empresas e Executivo do Mercado Financeiro

Samira Bueno, socióloga e Diretora Executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Claudio de Moraes Selma, comunicólogo e economista, tem experiência internacional no mercado financeiro e atualmente no BTG Pactual

Renata Alves, empreendedora social e liderança comunitária de Paraisópolis

Sonia Mendes - advogada e Co-Fundadora do Instituto Mundo Aflora

O Instituto Mundo Aflora conta, ainda, com uma rede de sete especialistas para consultoria contábil, jurídica pro bono do Mattos Filho, bem como sobre impacto social.

© 2021, Instituto Mundo Aflora. Todos os direitos reservados