Mundo Aflora

Quanto vale uma vida?

A violência estrutural é uma realidade complexa e insidiosa, infiltrando-se em todas as esferas da sociedade, muitas vezes de maneira imperceptível. Em nosso último artigo, exploramos a forma como a invisibilidade social transcende fronteiras, mas devemos nos questionar: a sociedade pode verdadeiramente absolver-se de responsabilidade? Como podemos aprimorar nossa capacidade de acolher aqueles que negligenciamos? Existem vidas que valem mais do que outras?

A violência estrutural se manifesta na negação sistemática dos direitos básicos, moldada pela estrutura dos sistemas econômico, social-político e ambiental. Isso coloca as vítimas em uma posição de extrema vulnerabilidade, sujeitas a maiores níveis de sofrimento e até mesmo morte prematura. As meninas cis e pessoas trans que recebem apoio do Instituto Mundo Aflora (IMA) são especialmente afetadas por essa realidade, frequentemente invisibilizadas pela sociedade em geral, o que resulta na negligência de suas histórias, necessidades e desafios de vida.

Para essas pessoas, a violência estrutural se apresenta em diversas formas, desde a falta de acesso a serviços de saúde adaptados à diversidade de gênero até a discriminação no mercado de trabalho e a violência sexual. Essas experiências são agravadas pela interseccionalidade com outras formas de marginalização, como raça, classe social e orientação sexual. Você já imaginou que a primeira experiência sexual de muitas delas foi um abuso e que muitas nunca tiveram um bolo de aniversário?

Além disso, a invisibilidade é uma forma de violência estrutural enfrentada pelo público do IMA. Mesmo antes de cumprirem medidas socioeducativas, essas pessoas já eram negligenciadas pela sociedade, família e Estado, e após isso, sua situação só piora, contribuindo para o rompimentodos vínculos existentes, abandono, falta de apoio e reconhecimento de suas identidades e subjetividades.

Quando alguém é invisível socialmente isso impossibilita reconhecer suas vozes. E não importa quanto elas tentam se expressar, pedir espaço para existir, a sociedade e Estado respondem que a vida dela vale menos e que não são prioridade. Desde a falta de oportunidade, violação de direitos dentro das medidas socioeducativas, a falta de absorvente até investimento em organizações como o Instituto Mundo Aflora que trabalham para a proteção e garantia de direitos desse público.

Diante disso, é fundamental questionarmos o valor atribuído a uma vida, especialmente quando levamos em conta o público que sofre com essa violência em diversas camadas da sociedade. Achille Mbembe, filósofo camaronês, em sua obra “Necropolítica”, mergulha nessa dinâmica, explorando como certos grupos são submetidos à violência estrutural, relegados à invisibilidade e à descartabilidade. A necropolítica, como conceituada por Mbembe, é o poder de ditar quem pode viver e quem deve morrer, uma lógica que permeia muitos aspectos de nossas sociedades. Isto é, existem vidas que têm mais valor do que outras.

O filósofo também nos lembra que a luta contra a violência estrutural não é apenas uma questão de justiça, mas também de sobrevivência. Enquanto certos grupos continuarem sendo alvos da necropolítica, como meninas cis e pessoas trans que tem a experiência de privação de liberdade, nossa humanidade coletiva permanecerá comprometida. Devemos nos implicar não apenas a reconhecer as realidades e lutas das pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também a agir de forma decisiva para transformar as estruturas sociais que perpetuam essa injustiça e desumanização.

Veja também

8 anos transformando vidas

Mundo Aflora Em agosto celebramos com orgulho os 8 anos do Instituto Mundo Aflora, um marco significativo que nos lembra

Tráfico de drogas no trabalho infantil

Mundo Aflora Vivendo em um conjunto habitacional, testemunhei de perto muitas trajetórias de crianças e adolescentes que cruzaram caminhos no

Somos a favor de quais vidas?

Mundo Aflora Há vidas que valem mais do que outras? Este é a nossa primeira reação ao conhecer a Lei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer nos apoiar ?

Clique no botão para ir para a página de doações
© 2021, Mundo Aflora. Todos os direitos reservados
CNPJ: 26.159.982/0001-52