Pular para o conteúdo

O que fazemos

Programas dentro dos centros femininos

O Instituto Mundo Aflora atua dentro dos centros femininos de medidas socioeducativas com programas humanizados de fortalecimento de vínculos e aumento de repertório em habilidades socioemocionais, socioeconômicas e direitos humanos.

Aflora Visão

O Programa Aflora Visão visa realizar um trabalho, como suporte/complemento às atividades já realizadas na Fundação CASA, focado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, socioeconômicas e direitos humanos de adolescentes, para que estejam preparades para o mundão.

Um dos principais objetivos do programa é criar vínculos, aumentar repertório e um ambiente em que possam sonhar com um futuro diferente por meio de relações saudáveis e de confiança. Para isso, contamos com uma rede de parceiros que oferecem oficinas, palestras e cursos para que possam investigar seus talentos.

Conversando com adolescentes que já passaram por medidas socioeducativas, identificamos uma inabilidade de saber quais são os próximos passos para fazer uma mudança de vida, o que resulta em angústia, depressão, sensação de estarem perdides, novo envolvimento com delitos e distanciamento dos estudos. Entendemos que criar vínculos e aumentar o repertório são os pilares-chave para o suporte de transformação da mudança. E, para que isso ocorra de forma efetiva, o IMA vem com a proposta de se tornar essa ponte de confiança para adolescentes nessa saída.

Atividades realizadas com parceiros desde 2016: Oficina de Empatia, facilitada pelo Carlotas; Curso Eupreendedorismo, facilitado pelo Edu Seidenthal; partida de futebol com a Perifeminas; Processos Circulares, facilitados pelo Circula Mundo; aulas de yoga, facilitadas pela Actveda; Projeto Sonora; Jornalismo e educação, com a jornalista da GloboNews, Aline Midlej; Cuidados da pele e sexualidade, com o dermatologista Dr. Luiz Perez; História de superação, com a ex-egressa Esmeralda Ortiz; História de superação, com o psicólogo e egresso Emerson Ferreira, do Reflexões da Liberdade; Coragem, com a jornalista Renata Veneri; Empreendedorismo, facilitado pelos voluntários corporativos da HP; Feira de Carreiras, facilitada pelos voluntários corporativos do Google e entre outras.

Programa VOZES!

O VOZES! é um programa de potencialização de jovens mulheres de alto risco e vulnerabilidade social que oferece um espaço seguro, de encorajamento, apoio e estrutura para transformar os traumas e construir uma nova visão de futuro.

A metodologia é baseada na realidade de meninas cis e pessoas trans e em princípios de resposta sensíveis ao gênero, além de ser fundamentada em teoria, pesquisa e experiência clínica, fazendo com que seja possível a identificação das qualidades de participantes e como elas podem aplicar o seu poder e a sua voz como indivíduos e como grupo.

Grande parte das jovens em conflito com a lei experimentou anteriormente traumas decorrentes de abuso físico ou emocional, violência e vício no ambiente familiar ou em sua comunidade. Assim, elas correm grande risco de recaída após a sua liberação devido ao que chamamos de “ciclo do trauma”, que pode levar à reincidência.

Devido a uma pesquisa feita pela Fundação CASA em 2016 mostrando que não existia metodologia focada na população feminina, o Instituto Mundo Aflora trouxe o programa VOZES!, desenvolvido pela psicóloga estadunidense Dra. Stephanie Covington, para o Brasil. Traduzindo o material, fizeram um programa piloto no centro de Taipas, em São Paulo, em parceria com a Fundação CASA e a Dra. Denise Ramos da PUC-SP para a pesquisa de impacto psicossocial. Com os resultados positivos, fizemos, em 2021, a primeira capacitação de 33 mulheres ao redor do Brasil para replicar a metodologia, e, hoje, três Estados (SP, CE, DF) estão implementando o programa dentro dos centros femininos de internação. O intuito desse programa é que ele possa se tornar política pública.

Veja o Relatório VOZES! 2020

Veja o Relatório VOZES! Multiplicadores 2021 

#Mundo Aflora Convida

Em março de 2020, as nossas atividades dentro dos centros femininos de privação de liberdade no estado de São Paulo foram suspensas por tempo indeterminado. Para manter o relacionamento com as adolescentes, construindo, assim, um elo de confiança, criamos o projeto #mundoafloraconvida, com a elaboração e envio de conteúdo em vídeo para os servidores manterem as atividades de suporte/complementares com as meninas cis e pessoas trans que estão cumprindo medidas. Elas enviam cartas para a gente pedindo o tipo de conteúdo de interesse e ativamos nossa rede de parceiros para fazer a gravação, focada no desenvolvimento psicossocial das adolescentes, para que estejam preparadas para o mundo que as espera fora da Fundação CASA.

Um dos principais objetivos do programa é criar repertório nas adolescentes com temas que possam ajudar a ter novas referências de profissões, saúde, prevenção da violência e autoconhecimento, promovendo a reinserção das meninas cis e pessoas trans na sociedade, que podem trilhar belos caminhos, fazer boas amizades e construir uma nova vida, para que quando a liberdade chegar, elas estejam prontas para um novo voo. Todas as exibições contam com uma roda de conversa para reflexão sobre o tema abordado no vídeo, e grande parte dos vídeos está disponível no canal do  Youtube do Mundo Aflora.


Fora dos centros femininos

Aflora Mundão

O Aflora Mundão tem como objetivo tornar as meninas cis e pessoas trans confiantes para fazer novas escolhas, ao ampliar seus relacionamentos além dos ciclos de trauma, crime e desigualdade.

O Programa foi reestruturado em 2021, com uma rede de profissionais e instituições que auxiliam a desenvolver a autonomia das jovens e que possibilitam que eles acessem seus direitos. A partir de outros projetos, como os que ocorrem dentro dos centros de internação, as meninas cis cis e pessoas trans  iniciam a construção de vínculos com o IMA e seus parceiros, que se tornam ponte para o contato quando estão fora da internação.

As três linhas de ação do programa são:

1. Desenvolver o senso de pertencimento por parte do público-alvo e a confiança no IMA como uma referência;
2. Prover uma ponte para os estudos, trabalho e empreendedorismo;
3. Suporte e orientação do público-alvo, com o objetivo de reforçar relações saudáveis e os laços de família e amigos.

Entendemos que quando ajudamos uma menina cis e pessoa trans , impactamos a família inteira dela.

Alguns resultados em 2021: três meninas cursando ensino superior, cinco meninas contratadas ou empreendendo e quatro processos seletivos para vagas de trabalho. Outro apoio foi à Jessica*, com uma bolsa parcial de estudos na faculdade de direito que tem uma madrinha para financiar sua mensalidade até outubro de 2022.

Nosso Pedido: empresas, organizações e pessoas físicas que estão comprometidas com a visão do Instituto em oferecer oportunidades para as jovens do Mundo Aflora, sejam nossas parceiras.

Veja o nosso Relatório Aflora Mundão Resultados de 2022.

Articulação de Rede e Advocacy

Esse pilar de atuação visa fomentar, nos setores públicos e privados, as necessidades de meninas cis e pessoas trans que estão cumprindo ou já cumpriram medidas socioeducativas como prioridade absoluta, segundo o artigo 227 da Constituição Federal. Trabalhamos com formadores de opinião e empresas para oferecer oportunidades de trabalho para as meninas e pessoas trans, além de desenvolvimento de voluntariado corporativo dentro dos centros e consultoria de diversidade e inclusão focada no público que trabalhamos. Além disso, participamos de comitês e conselhos voltados para o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes.

Desde 2019, participamos do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídio na Adolescência (CPPHA), que é uma iniciativa de prevenir a violência letal contra crianças e adolescentes de até 19 anos no estado de São Paulo. É uma articulação intersetorial e suprapartidária entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Justiça e Cidadania. Em 2021, por iniciativa do Instituto Mundo Aflora, o grupo de trabalho de políticas públicas desenvolveu o gibi de pós-medida: Voltei para o mundão, e agora?, que foi lançado em fevereiro de 2022.

A embaixada dos Estados Unidos em São Paulo é parceira do programa VOZES! desde 2018, e, em 2021, a fundadora Renata Mendes foi convidada para participar do programa de liderança do Governo Americano, chamado International Visitor Leadership Program, focado no tema de prevenção de violência de gênero de crianças e adolescentes e sistema de justiça juvenil.

Em 2022, entramos no Conselho Estadual de Medida Socioeducativa de São Paulo, na Coalizão Pela Socioeducação, e participamos da Agenda 227 nos grupos de trabalho da Socioeducação e Gênero.

© 2021, Mundo Aflora. Todos os direitos reservados CNPJ: 26.159.982/0001-52